Como montar um Home Office perfeito

Como montar um Home Office perfeito

23/04/2019 | Dicas de Decoração

Atentos à tendência de exercer as atividades profissionais em casa, os arquitetos Renato Andrade, Erika Mello, do escritório Andrade & Mello Arquitetura, Cris Paola, do Studio Cris Paola, e Cristiane Schiavoni, à frente de Cristiane Schiavoni Arquitetura e Interiores destacam como deve ser a elaboração do ambiente

Projeto: Andrade e Mello Arquitetura | Foto: Luis Gomes

Tanto no Brasil como em todo mundo, é cada vez mais crescente a prática do home office entre profissionais de todas as áreas. Segundo pesquisas realizadas no mercado, 55% dos brasileiros atuam em casa pelo menos uma vez por semana. O modelo de trabalho oferece uma série de vantagens, mas existem alguns pontos a serem observados para quem adotou a prática do trabalho remoto no ambiente do lar.

Por isso, os arquitetos Renato Andrade e Erika Mello, do escritório Andrade & Mello Arquitetura, a arquiteta Cris Paola, do escritório Studio Cris Paola, e a arquiteta Cristiane Schiavoni, do escritório Cristiane Schiavoni Arquitetura e Interiorescontam como a arquitetura e a decoração podem deixar o espaço propício para o trabalho e revelam dicas de como criar um home office. Confira:

1. Espaço

Projeto: Cris Paola | Foto: Hamilton Penna

Antes de tudo é importante avaliar o tipo de escritório para ter em casa: um ambiente para trabalhar todos os dias ou para ser usado pontualmente – seja uma ou duas vezes na semana, ou como um ponto de apoio para atividades esporádicas." Depois de entender a necessidade, é o momento de escolher o ambiente da casa para ser transformado no home office. Digo que essa prática não implica apenas em ligar o notebook e começar a digitar", conta a arquiteta Erika Mello.

Para quem conta com uma casa maior, vale investir em um espaço dedicado somente para o escritório, permitindo assim maior privacidade e a instalação de armários para guardar documentos e materiais.

No caso de apartamentos pequenos, o home office pode ser projetados na sala ou até mesmo no quarto. "Qualquer cantinho do apartamento pode se tornar um home office, já que instalar uma bancada de trabalho tornou-se muito comum", explica Cris Paola.

2. Mobiliário e ergonomia

Com a rotina full time, pode ser que o morador precise espaço de armazenagem de documentos, livros e eletrônicos como notebook ou desktop – que influenciará nas dimensões do tamanho da bancada ou mesa –, bem como a impressora. "Para apoiar tudo que for necessário, a bancada fixa na parede é a melhor opção, mas caso seja necessário utilizar a mesa, recomendo encostá-la na parede", lembra Cris Paola.

A ergonomia do trabalho estuda a relação do ser humano com o ambiente em que ele se encontra. "Para tempos mais longos diante do computador, a bancada deve ter uma altura e profundidade onde seja possível apoiar o cotovelo para não forçar o ombro e a coluna, evitando problemas de saúde", aponta Cristiane Schiavoni. Entre as principais regras apontadas por ela:

·        80 cm para as pernas é um tamanho ideal

·        Na questão profundidade, 50cm para notebook ou 60/70cm para quem trabalha com desktop.

A cadeira deve ser confortável e ter um bom apoio para costas e braços. "A preferência são as cadeiras giratórias com rodinhas, que garante mais liberdade na movimentação", lembra Renato Andrade.

3. Iluminação

A iluminação é fundamental para o home office. Aposte em montar seu escritório próximo à janela, garantindo luminosidade e ventilação. Além dessa recomendação, a iluminação específica sobre a mesa, como arandelas de apoio, fitas de led em prateleiras sobreposta, ou até mesmo um pendente sobre a mesa promovem o conforto visual. "Recomendamos sempre a luz branca morna, em torno de 3000K, pois iluminará o suficiente para manter o aconchego que o ambiente pede", diz Erika.

4. Personalização

Passar horas em um ambiente pode se ornar prazeroso com a inserção de detalhes que remetam à personalidade do morador. Os detalhes fazem toda a diferença para o ambiente de trabalho: a aplicação de um papel de parede, quadros e placas decorativas são ótimas possibilidades para serem exploradas. "Vale muito ter um espaço com sua cara. Se o ambiente for agradável, o rendimento de trabalho será ainda melhor", finaliza Cristiane Schiavoni.


Andrade & Mello Arquitetura e Interiores

www.andrademelloarquitetura.com.br

@andrademelloarquitetura

Cristiane Schiavoni Arquitetura e Interiores

www.cristianeschiavoni.com.br

@cristianeschiavoni

Studio Cris Paola

www.studiocrispaola.com.br

Tel. (11) 3071-2888, São Paulo      


dc33 Comunicação

(11) 3129-4382

Helena Gomes, Glaucia Ferreira e Danilo Costa

redacao@dc33.com.br

coordenacao@dc33.com.br

danilo@dc33.com.br

www.dc33.com.br


Voltar